Saltar para o conteúdo

Arquivos compactados (zipados)

Agosto 22, 2009

Uma ferramenta essencial em qualquer computador é o compactador de arquivos. Quem nunca se deparou com um arquivo ‘zipado’ (uma pastinha com um ziper) SendtoCompressedZipFile ou então no formato rar winrar088rh6 ? Se ainda não aconteceu, tenha certeza que alguma hora você vai dar de cara com um desses aí! O Winzip e o Winrar são os mais utilizados, mas existem muitos outros com a mesma funcionalidade.Compactar um arquivo nada mais é do que  achatar ou juntar varios arquivos em uma pasta só, geralmente para ocupar menos espaço, ou pra enviar por e-mail, por exemplo. Imagine que você tem uma pasta com mais de 30 fotos e quer mandar essas fotos por e-mail.Você terá que anexar uma a uma e isso dá trabalho, tanto para você quanto para quem recebe a mensagem que vai ter que baixar as 30 fotos. Com o compactador esse problema não existe, pois você vai poder compactar a pasta e enviar um único arquivo contendo todas as fotos dentro dele e a pessoa que receberá so terá o trabalho de baixar este único arquivo e depois descompacta-lo para ver as fotos. Pode parecer complicado mas na verdade é mais simples do que parece. Outro uso tambem é para diminuir o tamanho de um arquivo. Se você tem uma planilha ou documento de texto por exemplo que está muito grande para ser enviada por e-mail, compactar pode ser a saída. Documentos com texto respondem muito bem à compactação, reduzindo bastante o tamanho do arquivo, e sem alterar nada.

O  Windows por padrão já vem com o Winzip, porém ele so consegue descompactar arquivos neste mesmo formato. Por isso recomendo que você instale um compactador que possa extrair diferentes tipos de arquivos compactados.O processo é semelhante ao mostrado abaixo:

Como fazer? Simples! Vamos partir do princípio que você já tenha um compactador instalado. Para compactar clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo ou pasta e selecione a opção que mais se parece com ” adicionar para (nome do arquivo que vc quer zipar)” ou ” add to file…” ( caso o programa esteja em inglês). Ele vai criar um zip com o mesmo nome do arquivo na mesma pasta onde este está. Para descompactar,basta clicar com o botão direito do mouse em cima do arquivo compactado e escolher a opção mais parecida com “extrair para(nome do arquivo a ser descompactado)” ou “extract to…” e uma pasta com todo o conteúdo será mostrada no mesmo local onde o zip está.

Atenção! Existem outros meios e funcionalidades avançadas, apenas mostrei o caminho mais fácil para que um iniciante consiga trabalhar com a ferramenta. A partir dai, você terá base para descobri as outras funcionalidades do programa. Voltrei em breve neste assunto!

Para baixar os descompactadores e instalar na sua máquina, visite a seção de Downloads, procure por Compactadores!

No comments yet

Deixe um comentário